É realmente necessário???

19/02/2013 14:03

Estava lendo o blog Desabafo de Mãe à pouco e me inspirei para escrever este post. No blog a autora Ceila questiona a necessidade de usarmos pomadas para prevenir assaduas em nossos bebês e eu fiquei aqui pensando em quantas coisas fazemos por impulso, sem pensar se são realmente necessárias. Usei pomadas na Mariana somente quando era menorzinha, antes dos seis meses e depois não vi mais necessidade de usá-las já que ela raramente apresentou assaduras. Hoje a Ceila me fez pensar se realmente era necessário tê-las usado quando era bebê. Acredito que como mães de primeira viagem e  com a influência da mídia dentro de nossas casas todos os dias, acabamos fazendo muita coisa por puro impulso. Além disso, a falta de tempo ocasionada pela jornada de trabalho estendida (mais uma vez para dar conta do consumismo exagerado) fazem com que muitas mães tomem atitudes como deixar de amamentar no peito ainda muito cedo, insira alimentação complementar precocemente, sem que a criança tenha atingido a maturidade necessária para poder deglutir e digerir adequadamente os alimentos, troquem os alimentos preparados em casa pelas papinhas industrializadas, deixem de usar fraldinhas com água e sabonete para limpar a bundinha de seus bebês e usem lenços umedecidos (como eu fiz), entre outras atitudes consideradas mais práticas.

As vezes temos que dar uma parada nessa correria frenética do dia-a-dia e nos colocar à pensar em quais prejuízos tudo isso pode ocasionar sobre a formação ou saúde de nossos filhos. Será que ao invés de tantos objetos, brinquedos, roupas, etc., nossos bebês não prefereriam ter nossa presença e dedicação e um tempo maior??

Esse é só um post para pensarmos um pouco. Inclusive eu.